BALANÇO PRELIMINAR: I FÓRUM GERAL ANARQUISTA 4, 5 e 6 de junho 2015 – Rio de Janeiro.

Capaface_chamada1

O I FÓRUM GERAL ANARQUISTA foi realizado no Rio de Janeiro, na sede do SINDIPETRO, promovido pela LIGA-RJ e com o apoio do IEL, Instituto de Estudos Libertários, e do Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação. O Fórum funcionou como um espaço de encontro, conversas, análises, discussões, registros, trocas, sugestões, celebrações. O fórum contou com dois momentos distintos.

Inicialmente, a pauta pré-definida do FEDERALISMO ANARQUISTA, de convergência e atenção comum, foi pensada e debatida por todos na Conferência de Abertura, cuja apresentação ocorreu por meio de uma mesa com conferencistas do coletivo organizador, dos apoiadores e dos convidados da Federação Libertária Argentina e do Movimento Anarcopunk de São Paulo, exibindo seus estudos/experiências e com o público realizando considerações e questões logo em seguida.

Nos outros dias, em formato misto, as Rodas de Conversas foram constituídas por duas pessoas responsáveis pela relatoria e equilíbrio entre tempo/audição enquanto todos os integrantes de cada Roda abordaram macrotemas pré-definidos (Conjuntura Nacional e Internacional; Gêneros, Sexualidades e Anarquismo; Anarquismo nas regiões brasileiras e nas Américas) de forma horizontal. A estrutura horizontal teve também os Grupos de Discussão propostos pelos indivíduos e coletivos participantes (Pedagogia Libertária; Privacidade, Web/celular; Assembleias Populares horizontais no Rio de Janeiro; Comunicação comunitária / Resistência favelada). Em cada Grupo, um dos proponentes fez o relato do que foi discutido. No último dia foram apresentadas as relatorias das rodas de conversa e dos grupos de discussão para a elaboração de cartas sugeridas. Em breve postaremos neste blog as cartas redigidas ou as teses apresentadas nas discussões para melhor elaboração futura.

Durante o evento foi lançado o livro Anarquismo é Movimento – Anarquismo, Neoanarquismo e pós-anarquismo, de Tomás Ibáñez, seguido de bate-papo com Sérgio Norte, tradutor do livro do espanhol para o português. Ao término do evento, realizou-se a Feira da Autogestão no espaço aberto existente entre as ruas Luís de Camões e do Teatro. Esse espaço destinado à apresentação de iniciativas autogestionárias e à troca de experiências entre seus idealizadores foi o palco da confraternização entre o/as diverso/as participantes do fórum com os indivíduos/coletivos que produzem material (alimentos e bebidas, conteúdo gráfico, editoras, bazares, feiras agrícolas/orgânicas, etc), ou que incentivam/defendem/pensam a autogestão pelo viés libertário.

Consideramos que o objetivo mais importante do Fórum tenha sido alcançado: o de promover o encontro dos anarquistas no Brasil que possuem inclinação federalista; trocar experiências e conhecer estudos realizados por companheiros país adentro; equalizar entendimentos; acordar e realizar ações pontuais, locais e/ou gerais; pautar as questões de gênero e sexualidade no campo anarquista; analisar e discutir a conjuntura social, econômica e política brasileira e mundial (crise econômica, terrorismo de estado, perseguição política, arrocho dos trabalhadores, criminalização política e jurídica da pobreza, crise da água, segurança/auto sustentabilidade alimentar e energética, especulação imobiliária, manutenção dos latifúndios rurais, autogestão e descentralização das mídias, movimentos sociais, movimentos populares, sindicalismo, centros de cultura social); conhecer e conversar sobre o federalismo anarquista e elaborar passos efetivos para criação de uma federação ou federações regionais anarquistas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Anarquismo, EVENTOS e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s